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quinta-feira, outubro 16, 2008

Mito da semana


Beber água durante o treino aumenta as cãibras.

A causa das cãibras não está muito clarificada, talvez um fluxo de sangue e oxigénio inapropriados aos músculos do sistema respiratório: diafragma e intercostais. O exercício que trabalha grandes grupos musculares provoca um desvio do do fluxo sanguíneo, sendo que a reposição não é imediata, para satisfazer as necessidades energéticas sem um fluxo sanguíneo adequado, desencadeia um sintoma doloroso chamada cãibra muscular que provoca dificuldades respiratórias e por vezes obriga-nos a parar o exercício.

Deve beber-se 500 ml cerca de meia hora antes, durante o exercício deve-se consumir 250ml de 15 em 15 minutos. Numa aula de 45 minutos de treino moderado, as pessoas devem consumir cerca de 750ml. Para obter uma quantidade mais precisa (porque depende das pessoas) devem pesar-se antes e depois e fazer uma diferença de mais 150 por cento. Não deve beber-se excessivamente porque não se deve ir treinar com a sensação pesada no estômago, além de que a quantidade que escorre pelo duodeno é de cerca de 250 ml pelo que deve ser o máximo que se bebe de cada vez.

Por exemplo, uma pessoa que perca um quilo depois do treino, deve beber um litro e meio de água. É como um automóvel que não anda sem água, pode rebentar se a temperatura aquecer; o mesmo se passa com o corpo que aquece com o treino e que precisa de água para continuar a treinar e para repor o equilíbrio.

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