Revista Sport Life - a TUA revista de Desporto, mensalmente nas Bancas!

quarta-feira, agosto 09, 2006

Obikwelu medalha de ouro nos 100 metros


O atleta português Francis Obikwelu conquistou ontem, dia 8 de Agosto, o título europeu dos 100 metros, nos Campeonatos que decorrem em Gotemburgo, na Suécia.

O atleta venceu a final em 9,99 segundos, estabelecendo um novo recorde da competição.

O russo Andrey Yepishin conquistou a medalha de prata, com 10,10 segundos, e o esloveno Matic Osovnikar a de bronze, com 10,14 segundos.


> Breve biografia

Francis Obirah Obikwelu nasceu na Nigéria a 22 de Novembro de 1978 e naturalizou-se português em 2001. O atleta é especializado nos 100 e 200 metros. Ganhou a medalha de ouro no Campeonato da Europa de Atletismo de 2002, mas esta só lhe foi atribuída 4 anos depois, face à revelação do uso de doping por parte do vencedor da mesma corrida, Dwain Chambers. Ganhou também a medalha de prata na prova dos 100 m nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Foi a primeira medalha de sempre para Portugal em provas rápidas e foi também o recorde europeu dos 100 m, ao marcar 9,84 segundos.

Obikwelu radicou-se em Portugal aos 16 anos, tendo sido sucessivamente rejeitado por diversos clubes nacionais, nomeadamente, o Benfica e o Sporting. De acordo com a velocista nigeriana Mercy Nku, Francis Obikwelu terá decidido correr por Portugal depois de ter sido abandonado pelos responsáveis desportivos nigerianos, na sequência de uma lesão que sofreu ao representar a Nigéria em Sydney.

1 Comments:

At quinta-feira, agosto 17, 2006 2:29:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa tarde, estive a ler este texto e encontrei nele várias contradições relativamente às dezenas de entrevistas do Obikwelu que tenho lido nos últimos anos. Nunca tinha lido que o atleta tinha sido abandonado pelos dirgentes da sua Federção de origem, Nigeriana. Sempre li e ouvi pelo próprio, que já tinha decidido ficar em Portugal após os campeonatos do mundo de juniores que se realizaram no Estádio Universitário de Lisboa, nos quais o atleta participou em representação da Nigéria. Também nunca li que Obikwelu tivesse sido rejeitado por diversos clubes nacionais, incluindo Sporting e Benfica. Pelo que sempre li, depois de ter abandonado a selecção Nigeriana, Obikwelu rumou ao Algarve onde esteve a trabalhar algum tempo nas obras, até que foi convencido, por uma sra. portuguesa que se tornou sua amiga e quase uma segunda Mãe, a voltar ao Atletismo. Essa sra. apresentou Obikwelu ao treinador de atletismo do Belenenses que logo o aceitou e não rejeitou... pouco tempo depois, o Sporting contratou Obikwelu, clube do qual continua a ser atleta e ao serviço do qual se sagrou diversas vezes campeão nacional. É só ir ao site da Federação Portuguesa de Atletismo ou do Sporting Clube de Portugal para se confirmar.
De resto, na revista Sábado, edição de hoje, lá vem mais uma entrevista de Obikwelu onde também poderão confirmar algumas das coisas que aqui escrevo.
Cumprimentos,

Pedro

 

Enviar um comentário

<< Home