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terça-feira, novembro 25, 2008

Corre melhor o homem ou a mulher?

Os homens são mais rápidos e potentes do que as mulheres, embora elas tenham maior flexibilidade e ritmo. Todos temos a aprender uns com os outros, para sermos melhores corredores. Então, o que é que deve ser privilegiado? Depende do género:

Mulher

  • Força: Faz duas sessões de pesos por semana. Trabalha os músculos principais (peitoral, dorsal, bícepete, quadricípede) com 2 a 3 séries de 10 a 15 repetições. A carga deve rondar os 65% do máximo que conseguires levantar uma só vez.

  • Dispêndio metabólico: Se puderes, fragmenta as tuas sessões de corrida contínuas. Se ias correr 1 hora, faz antes duas meias horas. Poderás inclusivamente fazer tudo na mesma sessão, com 10 minutos de intervalo. Desta forma aumentarás o teu dispêndio metabólico e queimarás mais calorias.

  • Maior capacidade aeróbia: Uma vez por semana, faz um treino por intervalos, como por exemplo 6 x 800 a um bom ritmo, com recuperação de três a quatro minutos.

Homem

  • Aproveita os lípidos: Para melhorar a tua capacidade de consumir gorduras como energia, faz uma vez por semana uma sessão de 8 a 10 km, num ritmo ligeiramente inferior aquele que fizeres para os 5 km.

  • Aumenta a tua flexibilidade: Faz alongamentos após cada sessão de corrida. Pelo menos duas vezes à semana, dedica 10 a 15 minutos aos alongamentos, mantendo a posição entre 10 a 15 segundos.

  • Melhora o teu controlo do ritmo: Faz 10 a 15 séries de 400 m ao seu ritmo dos 10 km, com recuperações de um minuto entre elas. Procura manter o tempo aos 400 m constantes, tendo apenas um desvio padrão de 2 segundos.

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