Revista Sport Life - a TUA revista de Desporto, mensalmente nas Bancas!

quarta-feira, outubro 29, 2008

IV Corrida Pela Saúde

A Sport Life vai lá estar… não percas!
Domingo, dia 2 de Novembro realiza-se a IV Corrida pela Saúde, com partida e chegada no átrio do Hospital Amadora Sintra. Podes participar numa prova mais competitiva de 15km e uma corrida de 6km, com o intuito de passar um domingo muito desportivo. O percurso dos 6km é agradável e circular, passando pelo centro de Queluz, contornando o Palácio e voltando ao Hospital Amadora Sintra. O percurso de 15km é mais ‘puxado’, tens que gerir bem o esforço para terminar a prova em segurança.
No final, existe um sorteio de um FIAT Panda que, se tiveres sorte, pode ser teu! As últimas inscrições devem ser feitas no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), entre as 09.30h e as 18h30 horas.

Mais informações em: www.xistarca.com


quinta-feira, outubro 16, 2008

Mito da semana


Beber água durante o treino aumenta as cãibras.

A causa das cãibras não está muito clarificada, talvez um fluxo de sangue e oxigénio inapropriados aos músculos do sistema respiratório: diafragma e intercostais. O exercício que trabalha grandes grupos musculares provoca um desvio do do fluxo sanguíneo, sendo que a reposição não é imediata, para satisfazer as necessidades energéticas sem um fluxo sanguíneo adequado, desencadeia um sintoma doloroso chamada cãibra muscular que provoca dificuldades respiratórias e por vezes obriga-nos a parar o exercício.

Deve beber-se 500 ml cerca de meia hora antes, durante o exercício deve-se consumir 250ml de 15 em 15 minutos. Numa aula de 45 minutos de treino moderado, as pessoas devem consumir cerca de 750ml. Para obter uma quantidade mais precisa (porque depende das pessoas) devem pesar-se antes e depois e fazer uma diferença de mais 150 por cento. Não deve beber-se excessivamente porque não se deve ir treinar com a sensação pesada no estômago, além de que a quantidade que escorre pelo duodeno é de cerca de 250 ml pelo que deve ser o máximo que se bebe de cada vez.

Por exemplo, uma pessoa que perca um quilo depois do treino, deve beber um litro e meio de água. É como um automóvel que não anda sem água, pode rebentar se a temperatura aquecer; o mesmo se passa com o corpo que aquece com o treino e que precisa de água para continuar a treinar e para repor o equilíbrio.

quinta-feira, outubro 09, 2008

Mito da semana


Posso comer o que me apetecer desde que treine.

Embora o treino aumente o consumo de calorias, e a alimentação deva ser variada, há alimentos que se deve evitar como açúcares simples, gorduras saturadas, etc. Podemos comer de vez em quando um bolo, uma gordura saturada. Mas temos que ter noção daquilo que comemos durante uma semana que se vai juntar a outra e a outra e depois de um mês verificar se a alimentação está a ser equilibrada ou não.

Se for necessário, escreve num caderno aquilo que vais comendo durante uma semana para verificar, ao fim do mês, quantos alimentos proibidos estás a consumir. Desta forma é mais fácil controlar a alimentação.