Revista Sport Life - a TUA revista de Desporto, mensalmente nas Bancas!

terça-feira, agosto 29, 2006

Obikwelu na Sport Life



Na edição de Setembro da Sport Life, Obikwelu contou-nos todos os segredos que têm feito dele o mais rápido nas distâncias de 100 e 200 metros.

Aprenda com o campeão!

quarta-feira, agosto 09, 2006

Obikwelu medalha de ouro nos 100 metros


O atleta português Francis Obikwelu conquistou ontem, dia 8 de Agosto, o título europeu dos 100 metros, nos Campeonatos que decorrem em Gotemburgo, na Suécia.

O atleta venceu a final em 9,99 segundos, estabelecendo um novo recorde da competição.

O russo Andrey Yepishin conquistou a medalha de prata, com 10,10 segundos, e o esloveno Matic Osovnikar a de bronze, com 10,14 segundos.


> Breve biografia

Francis Obirah Obikwelu nasceu na Nigéria a 22 de Novembro de 1978 e naturalizou-se português em 2001. O atleta é especializado nos 100 e 200 metros. Ganhou a medalha de ouro no Campeonato da Europa de Atletismo de 2002, mas esta só lhe foi atribuída 4 anos depois, face à revelação do uso de doping por parte do vencedor da mesma corrida, Dwain Chambers. Ganhou também a medalha de prata na prova dos 100 m nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Foi a primeira medalha de sempre para Portugal em provas rápidas e foi também o recorde europeu dos 100 m, ao marcar 9,84 segundos.

Obikwelu radicou-se em Portugal aos 16 anos, tendo sido sucessivamente rejeitado por diversos clubes nacionais, nomeadamente, o Benfica e o Sporting. De acordo com a velocista nigeriana Mercy Nku, Francis Obikwelu terá decidido correr por Portugal depois de ter sido abandonado pelos responsáveis desportivos nigerianos, na sequência de uma lesão que sofreu ao representar a Nigéria em Sydney.

João Vieira medalha de bronze nos 20 km marcha

O atleta português João Vieira conquistou ontem a medalha de bronze nos 20 km marcha, durante os Europeus de atletismo em Gotemburgo, Suécia, estabelecendo novo recorde nacional da distância.

O português efectuou a prova em 1:20.09 hora, melhorando o anterior máximo (1:20.30), que já lhe pertencia.

A prova foi ganha pelo espanhol Francisco Fernandez, tendo o russo Valeriy Borchin ficado em segundo lugar.

João Vieira, de 30 anos, também recordista nacional dos 50 km marcha, entrou nos Europeus com a sétima melhor marca entre os participantes.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Ténis de mesa: Marcos Freitas campeão em Juniores Masculinos


Foto: Jordi Pardinilla - FCTT


> 49os Campeonatos da Europa de Jovens

O madeirense Marcos Freitas, do Clube Desportivo de São Roque, é o novo campeão individual da Europa, na classe de Juniores Masculinos. O atleta português venceu o húngaro David Zombori por 4-1, na final destes europeus que decorreram entre 21 de Julho e 30 de Julho, no Skenderija Centre de Sarajevo (Bósnia Herzegovina).

Até agora, o único título de campeão europeu na vertente de singulares tinha sido obtido no escalão de Cadetes, também por Marcos Freitas (na altura ainda como jogador do G.D. Estreito), em Moscovo 2002. O internacional madeirense cumpre em 2006 o seu último ano como júnior.

Nas meias-finais o jogador português eliminou o alemão Ruwen Filus por 4-0 (11-8, 11-9, 11-7 e 11-8), enquanto David Zombori derrotava por 4-3 o também germânico Dimitrij Ovtcharov (nº 1 da Europa e anterior detentor do título).

Simão Morgado oitavo nos 50 metros mariposa

Simão Morgado conseguiu o oitavo lugar nos 50 metros mariposa nos Europeus absolutos, em Budapeste, ao terminar a prova em 24,26 segundos. O atleta do Clube de Natação da Amadora já tinha assegurado a sua presença na final com um recorde nacional da mesma distância: 24,05.

O primeiro lugar foi para o ucraniano Sergiy Breus, que fixou um novo tempo, ao percorrer a distância em 23,41 segundos. Em segundo lugar, aos 23,62 segundos, chegou o croata Duje Draganja, seguido pelo dinamarquês Jakob Andkjaer e o ucraniano Andriy Serdinov, ambos com 23,77.

Simão Morgado garantiu já os mínimos de participação para o Mundial de Março de 2007, em Melbourne, Austrália. No entanto, o nadador português afirma que o oitavo lugar alcançado "é positivo, apesar de não ter conseguido bater novamente o recorde nacional e repetido o sexto lugar de há dois anos."

Simão Morgado vai agora concentrar-se para os cem metros mariposa, prova em que espera bater o recorde nacional, que já lhe pertence (53,53), e ir à final.